Avaliação Física

Actualmente, há uma crescente procura pela prática de actividades físicas. Porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objectivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente, daqueles que com mais de 35 anos e que apresentam factores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física uma componente indispensável para a elaboração de um correcto e eficiente programa de exercícios.


   Numa boa avaliação física temos de analisar muitas variáveis: antropométricas; composição corporal; análise postural; avaliações metabólicas e neuromusculares; avaliações nutricionais, psicológica e social.
   Associando a identificação de parâmetros pessoais de cada um com todas as outras variáveis conseguimos descobrir uma ou mais actividades prazeirentas para que o indivíduo alcance os objectivos pretendidos sem ser contrariado e sem se aborrecer.
    Quando uma pessoa não se identifica com algum aspecto de uma determinada actividade física é natural que a abandone. É difícil alguém continuar por muito tempo algo que não lhe dê prazer. Se o faz, então é mais do que necessário uma avaliação completa, envolvendo todas as variáveis biopsicossociais para que as pessoas não desistam antes de desenvolver o hábito de praticar exercício físico, adquirindo assim o seu verdadeiro seguro de saúde.
    Uma avaliação bem feita é aquela em que se utilizam critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos, e que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra a pessoa avaliada.
    As avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar a progressão da pessoa avaliada com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Desta forma, é possível renovar o programa de treino e estabelecer novas metas e objectivos.



   Resumindo :

   Com a avaliação física pretende-se conhecer o nível de cada sujeito de modo a  prescrever o exercício físico em função das suas características e necessidades. Esta divide-se em dois momentos :

 Avaliação Morfológica (realizada em gabinete) :
  • Avaliação dos factores de risco para os acidentes cárdio-vasculares e anamnese;
  • Avaliação do peso e altura, pregas de adiposidade subcutânea e perímetros corporais, que nos permitem estimar se é necessário perder gordura ou não;
  • Avaliação postural para avaliar eventuais desvios de coluna de modo a corrigir durante os treinos
 Avaliação Funcional (realizada no ginásio) :
  • Avaliam-se a resistência aeróbia, a flexibilidade, a força dos membros superiores e inferiores e a resistência abdominal. Permite-nos ficar com uma noção global do nível de aptidão física de cada sujeito para prescrever exercício em conformidade.

Boas Festas 2017